HISTÓRIA DO CENTRO

Fórum para informações e divulgação da casa espírita

Moderadores: Cristiano, José Maria Souto Netto

HISTÓRIA DO CENTRO

Mensagempor José Maria Souto Netto » Dom Mar 18, 2007 7:28 am

Data e local de fundação - 08 de setembro de 1936, na Rua Mooca, 34 (atual R. Almirante Tamandaré), residência do Sr. Eloy Alves da Silva, em assembléia presidida pelo Sr. Zoroastro Alves de Souza e secretariada pelo Sr. Antonio Cunha.

Primeira Diretoria: Eleita por aclamação a chapa proposta pelo sr José Moreira Júnior.
Presidente: Manoel Alves Sobrinho - Vice-Presidente: José Polon - 1º Secretário: Eloy Alves da Silva - 2º Secretário: Manoel Pereira - 1º Tesoureiro: João Polon - 2º Tesoureiro: Izabel Souza Nunes - Orador Oficial: Maria Nunes da Silva.

Foi aprovado o primeiro estatuto do Centro, estabelecendo em seu artigo 1º que o Centro tem por fim o estudo e a prática da Doutrina Espírita. No seu artigo 13º consta: Em todas as reuniões, o Centro só aceitará a Doutrina Espírita tal e qual a propagou Allan Kardec.

A ata foi assinada por 10 pessoas: Zoroastro Alves de Souza, José Polon, Eloy Alves da Silva, Manoel Pereira, João Polon, Maria Nunes da Silva, José Mattos, Ruy Souza Nunes, Antonio Cunha e José Moreira Júnior.


Primeiro Regimento Interno: Elaborado no dia 28/9/1936.

Ata de inauguração do Centro: dia 25/10/1936 na sede social localizada à Rua Prudente de Moraes, 75, com a presença de 80 pessoas mais ou menos. A reunião foi presidida por Manoel Alves Sobrinho e secretariada Por Romeu Maia Souto. Fizeram uso da palavra Manoel Augusto Miranda, Alfeu Cezar Pedroza, Lindolpho de Freitas Novaes, Zoroastro Alves de Souza, Christiano Nonnato e outros, sendo transcritos em ata os discursos dos dois primeiros.

Sessão inaugural da sede própria: Rua Quinze de Novembro s/nº (atual nº 1146), no dia 05/01/1939 – presidida por Hygino Muzy Filho. Presente o médico Dr. Antonio Pereira Manhães, pediu a palavra e lançou a idéia de fundação de um Hospital Espírita em Marília.

Estatuto atual: em seu artigo 1º estabelece que o Centro tem por finalidade a propagação da Doutrina Espírita, nos moldes da Codificação feita por Allan Kardec, constante dos princípios básicos do Espiritismo, notadamente do Evangelho de Jesus Cristo, segundo a Doutrina dos Espíritos.
Conhecereis a verdade e ela vos libertará.
José Maria Souto Netto
 
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Nov 15, 2006 4:00 pm
Localização: Marília-SP

Voltar para Centro Espírita Luz e Verdade

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron