O Trabalho de Unificação

Artigos com informações básicas sobre o Movimento Espírita

Moderadores: Cristiano, José Maria Souto Netto

O Trabalho de Unificação

Mensagempor donizetepinheiro » Dom Set 24, 2006 2:50 pm

O trabalho de Unificação do Movimento Espírita é uma atividade-meio que tem por objetivo fortalecer e facilitar a ação do Movimento Espírita na sua atividade-fim, que é a de promover o estudo, a difusão e a prática da Doutrina.

Estrutura-se através da união dos Centros e demais Instituições Espíritas que, preservando a sua autonomia e liberdade de ação, conjugam esforço e somam experiências, objetivando o permanente fortalecimento e aprimoramento de suas atividades e do Movimento Espírita em geral.

Suas diretrizes são:

1. O trabalho de Unificação do Movimento Espírita e de União das sociedades e dos próprios espíritas assenta-se nos princípios da fraternidade, liberdade e responsabilidade que a Doutrina Espírita preconiza.

2. Caracteriza-se por oferecer sem exigir compensações, ajudar sem criar condicionamentos, expor sem impor resultados e unir sem tolher iniciativas, preservando os valores e as características individuais tanto dos homens como das sociedades.

3. A integração e a participação dos Centros Espíritas e das Entidades Federativas nas atividades de Unificação do Movimento Espírita são sempre voluntárias e conscientes, com pleno respeito à autonomia administrativa de que desfrutam.

4. Os programas de colaboração e apoio são colocados à disposição das Entidades Espíritas, simplesmente como subsídios ao trabalho por elas desenvolvido.

5. Em todas as atividades de Unificação do Movimento Espíritas deve ser sempre estimulado o estudo metódico, constante e aprofundado das obras de Allan Kardec, enfatizando-se as bases em que a Doutrina Espírita se assenta.

6. Todas as atividades de Unificação do Movimento Espírita têm por objetivo maior colocar, com simplicidade e clareza, a mensagem consoladora e orientadora da Doutrina Espírita ao alcance e a serviço de todos, por meio do estudo, da oração e do trabalho.

7. Em todas as atividades de Unificação do Movimento Espírita deve ser sempre preservado, aos que dela participam, o natural direito de pensar, de criar e de agir que a Doutrina Espírita preconiza, assentando-se, todavia, todo e qualquer trabalho, nas obras da Codificação Kardequiana.
donizetepinheiro
 
Mensagens: 508
Registrado em: Ter Set 19, 2006 3:50 pm

Voltar para Movimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron